bannerAscom
«Voltar

Junta Médica Especial do Detran atende deficientes de 14 municípios

A 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada em Feira de Santana, no centro norte baiano, funcionou em caráter extraordinário, no último fim de semana, para a realização da Junta Médica Especial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). O atendimento alcançou 141 deficientes físicos do município e de mais 13 cidades da região, evitando o deslocamento para Salvador. 
 
Passaram pela perícia médica da junta, 74 deficientes encaminhados por clínicas credenciadas ao Detran, como parte dos procedimentos para obter ou renovar a carteira de habilitação. Outros 29 fizeram testes práticos de direção e foram avaliados por uma banca examinadora especializada. "O teste é praticamente o mesmo realizado com as pessoas sem deficiência. O que muda é que tem um médico acompanhando o desempenho do candidato, para avaliar se ele precisa de alguma adaptação no veículo", explicou o coordenador da Ciretran, Sílvio Dias.
 
Foram registrados ainda 38 atendimentos, com orientações sobre a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para deficientes, na compra de automóveis. Para ter direito ao benefício, o interessado deve solicitar o laudo médico de uma unidade de saúde credenciada ao SUS e dar entrada na isenção do tributo, na Receita Federal. "Não é necessário se dirigir à Ciretran ou ao Detran para solicitar o benefício, mas cumprimos essa função social de orientar as pessoas", esclareceu Dias.