Seguro DPVAT

O Boletim Estatístico Especial 10 Anos de Trânsito, divulgado na terça-feira (12) pela Seguradora Líder, gestora do seguro DPVAT, informa que a Bahia registrou o pagamento de 167.672 indenizações na última década. O seguro garante o reembolso das despesas médicas e hospitalares nos casos de acidentes de trânsito. No estado, mais de 30 mil pessoas foram indenizadas por morte e outras 106.837 por sequelas permanentes.

Lei Seca

Em 2008, foi instituída no Brasil a Lei Seca, que proíbe o consumo de bebida alcoólica e outras substâncias psicoativas por condutores de veículos. Dez anos depois, a legislação está mais rígida. Atualmente, quem dirige embriagado fica sujeito à multa de quase R$ 3 mil, remoção do carro, recolhimento da carteira de habilitação e responde ao processo de suspensão do direito de dirigir.

Inauguração de posto avançado

Para garantir comodidade aos mais de 10 mil moradores de Caraíbas, no centro-sul baiano, começou a funcionar no município, na segunda-feira (11), o Posto Avançado do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Na nova unidade, são oferecidos serviços relacionados a veículos.

Retran de Pojuca

A 4ª Regional de Trânsito (Retran), localizada no município de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi totalmente requalificada e ganhou sistema informatizado.  A nova unidade do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) iniciou o atendimento nesta sexta-feira (8), onde são oferecidos todos os serviços relacionados a veículos, com mais celeridade.

OPERAÇÃO SÃO JOÃO

Os condutores que pretendem pegar a estrada durante os festejos juninos vão encontrar pelo caminho a Operação São João, que será desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária da PM (BPRv), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), secretarias estaduais da Saúde e Infraestrutura e órgãos municipais de transporte.

Seguro DPVAT

​Nunca é demais lembrar que, para o beneficiário, o custo de recorrer a um intermediário para dar entrada na indenização do Seguro DPVAT é alto: ele cobra um percentual do benefício para prestar o serviço e nem sempre atua da maneira mais justa. Muitos deles também agem à margem da lei, induzindo cidadãos que podem não ter direito a receber o Seguro, a participar, mesmo que de forma involuntária, de uma ação criminosa.

AUDIENCIA PUBLICA

A inserção da profissão de despachante na legislação brasileira foi o tema da audiência pública realizada nesta segunda-feira (4), no Centro de Convenções do Quality Hotel, em Salvador, com a participação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). O evento teve a coordenação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em parceria com o Conselho Federal de Despachantes Documentalistas (Cfdd).

Curso para veículos de emergência

A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) entregou, nesta segunda-feira (4), os certificados do curso de  capacitação para condutores de veículos de emergência a 50 policiais militares.

Transferência de propriedade ou município

Procurações, recibos, mensagens eletrônicas e a própria cópia autenticada da transferência poderão servir como prova da venda de veículo, eximindo o vendedor da responsabilidade solidária por multas ou impostos posteriores à transação. É o que prevê o PLS 119/2018, que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).