Descentralização dos serviços e inovação marcam ações do Detran para facilitar a vida dos usuários

Data
Termos
Balanço 2018

Nós últimos quatro anos, os usuários dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ganharam ferramentas tecnológicas para regularizar a situação da habilitação e do veículo, com mais comodidade. Atualmente, 39 procedimentos podem ser feitos pela internet, por meio dos portais do órgão (detran.ba.gov.br) e do SAC Digital (sacdigital.ba.gov.br), além do aplicativo para celular Detran.BA Mobile, que ultrapassou um milhão de downloads.

Entre as inovações no período, se destacam o simulador de direção, a Unidade Móvel da Escola Pública de Trânsito, a Central de Videomonitoramento para Formação de Condutores, a carteira de habilitação digital, o pagamento de dívidas no cartão de crédito e placa Mercosul. O cartão de estacionamento para idosos, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), recadastramento online de veículos e transparência na arrecadação dos valores de multas foram disponibilizados para a população. Estão em fase final de implantação, a vistoria eletrônica e a versão digital do documento do veículo.

Para descentralizar as atividades, o Detran informatizou 40 unidades de atendimento, no interior do estado, que foram interligadas à base nacional de dados. Moradores de cidades menores deixaram de se deslocar para centros maiores, em busca de serviços, economizando tempo e dinheiro. Projetos de sinalização de tráfego beneficiaram 37 municípios.

Está em fase de teste, a nova Central de Atendimento do Detran, no Shopping da Bahia, em Salvador. No espaço de 1,5 mil metros quadrados, os usuários poderão realizar todos os procedimentos de trânsito, com padrão SAC de qualidade. "É um trabalho contínuo para melhorar a vida do cidadão, seguindo a determinação do Governo do Estado. São avanços importantes, que prepararam o órgão para o cumprimento das mudanças na legislação federal, com o objetivo de aumentar a segurança viária", explicou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.
 

Foto: Itailuan dos Anjos/Ascom Detran