Em Itapetinga, oficina pedagógica da Caravana do Detran alcança 130 estudantes

Data
Termos
ITAPETINGA

O quadro preocupante de jovens como as principais vítimas de acidentes de trânsito foi o tema que dominou a oficina pedagógica realizada nesta quarta-feira (16), na Escola Palmeirinha, em Itapetinga, no sudoeste baiano. A iniciativa integra as ações do projeto Caravana do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no município, que já alcançaram 130 estudantes do ensino fundamental.

A aluna Ticiane Ferreira, 9 anos, acompanhou atentamente as orientações sobre o uso dos equipamentos obrigatórios nos veículos. "Gostei muito do vídeo que mostrou a necessidade do cinto de segurança. Aprendi que ele foi feito para salvar vidas. Todo mundo tem que usar, mas ainda existe gente teimosa”, comentou a garota.

Para a professora Lucineia Sousa, "esse conhecimento que o Detran traz para as escolas públicas é de fundamental importância, porque esses alunos vão construir o futuro, e devemos abordar a questão da prevenção de acidentes em sala de aula”.

Enquanto acontecia a oficina pedagógica, a equipe técnica da caravana fiscalizava empresas de vistoria veicular credenciadas ao Detran, que funcionam em Itapetinga. Não foram encontradas irregularidades. Clínicas de trânsito, autoescolas e fábricas de placas serão também visitadas pelo órgão durante a semana. “É um trabalho dinâmico, que nos permite atuar em duas ou três frentes ao mesmo tempo, para cumprir a agenda de ações administrativas, educativas e de fiscalização”, ressaltou o coordenador do projeto, tenente-coronel Josafá Soares.