Detran promove ações de cidadania na Escola Parque

Data
Termos
Educação

Em comemoração ao Dia D da Saúde e Cidadania, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), no bairro da Caixa D'Água, em Salvador, recebeu, nesta terça-feira (07), ações do projeto “Trânsito Cidadão”, uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) com o Instituto Miguel Calmon (Imic). Houve palestras, exibição de vídeos e atividades lúdicas sobre segurança viária, além de música, medição da pressão arterial e dicas de combate ao diabetes, envolvendo alunos, professores e moradores da comunidade.

Os estudantes debateram e tiraram dúvidas sobre o comportamento responsável na condução de veículos. “Vou conversar com a minha família sobre tudo que aprendi hoje, como o uso do celular dirigindo, que é a causa de muitas mortes no trânsito. Por isso, devemos ter mais consciência, pois somos o futuro do Brasil”, disse a aluna da 7ª série do ensino fundamental, Luana Ferreira, 13 anos.

A coordenadora do Núcleo de Projetos da Escola Parque, Luciana Santos Brandão, destacou a iniciativa do órgão. “Estamos lisonjeados com a presença do Detran em nossa unidade de ensino. Os alunos foram receptivos e demonstraram interesse pelo tema. Temos a certeza que eles serão condutores mais preparados”, afirmou. “O objetivo é ensinar a esses jovens como eles devem exercer a cidadania, agora e na fase adulta, ao trafegar pelas ruas e estradas. Este ano, já estivemos em 284 escolas públicas, da capital e do interior, alcançando mais de 40 mil estudantes”, explicou uma das coordenadoras do projeto “Trânsito Cidadão”, Roseane Carvalho Capinam.