Atendimento

Se você conseguiu driblar a crise econômica, quer zerar dívidas do carro ou da moto e ganhar tempo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) oferece as condições.

Imposto de Renda

É preciso entender: todo valor que você recebe como compensação por alguma perda precisa ser informado no Imposto de Renda. Nesse quesito, entram as indenizações pagas por seguradoras, como é o caso do Seguro DPVAT, ou provenientes de ações judiciais, por exemplo.

Dicas

Curtir o fim de semana com a família e os amigos é prazeroso, porque relaxa a tensão dos dias de trabalho. Para quem gosta de tomar um chopp, moderadamente, é o período ideal, já que a pessoa pode dormir até mais tarde, no dia seguinte. O que não pode é beber e dirigir, em nenhuma circunstância. É infração de trânsito gravíssima, que prevê multa de quase R$ 3 mil, suspensão da carteira de habilitação e até prisão.

Micareta de Feira de Santana

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) vai atuar na Micareta de Feira de Santana, no centro norte baiano, que acontece de 25 a 28 de abril. O evento terá a participação de equipes das áreas de educação e fiscalização do órgão. Antes da festa, o Detran capacita os condutores de trios e faz a vistoria dos veículos que desfilam no circuito Maneca Ferreira (Avenida Presidente Dutra).

PID - Permissão Internacional para Dirigir

Para os baianos que pretendem fazer intercâmbio, trabalhar ou mesmo curtir uma viagem de turismo mais longa, no exterior, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) orienta que, na maioria dos casos, dirigir no destino não requer burocracia. O cidadão pode solicitar ao órgão a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

ipva

Os motoristas baianos devem ficar atentos à oportunidade de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de abatimento. Neste mês de março o desconto é válido para os proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 que, para isso, devem quitar o IPVA em cota única até os dias 28 e 29, respectivamente.

Ações Educativas

A Resolução 771/19, publicada sexta-feira (01) no Diário Oficial, aprovou o tema “No trânsito, o sentido é a vida” e o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito a ser trabalhado no período de maio de 2019 a abril de 2020 pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsi

carnaval

De quinta-feira (28) até a madrugada desta terça-feira (5), blitzes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abordaram 1.831 pessoas e 898 veículos, no Carnaval de Salvador. Dos 864 condutores submetidos ao teste do bafômetro, 88 foram enquadrados na Lei Seca. Houve a remoção de 210 veículos, sendo que 78 já foram liberados, e retenção de 120 documentos, com o registro de 811 infrações.

carnaval

Os trios sem cordas patrocinados pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) estão fazendo a alegria da pipoca com grandes atrações e promovem a campanha de conscientização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que traz o tema “Carnaval com trânsito seguro fica mais legal”.