Eptran

Após suspender os cursos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito ( Eptran), por recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do Ministério Público (MP), o Departamento Estadual de Trânsito ( Detran) retomará os cursos gratuitos para a primeira habilitação categoria B (carros) e capacitação de condutores, que seguirão um novo modelo, em cumprimento à legislação.

Educação

A coordenação de Educação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia ( Detran-BA) cumpriu agenda, na segunda-feira (19), em Brasília, no Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), órgão do Ministério da Infraestrutura. As instituições trocaram experiências sobre projetos educativos para prevenção de acidentes nas vias e discutiram a integração das ações dos estados e do governo federal, no setor.

Parceria Coelba

A primeira Escola de Eletricistas para mulheres do norte e nordeste do país foi lançada nesta segunda-feira (19), em Salvador. Desenvolvida pela Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), a iniciativa tem parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran BA). 

Bicicleta

A Campanha Bicicleta Segura, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), chama a atenção para o Dia do Ciclista, comemorado nesta segunda-feira (19). O presidente da Sbot, Moisés Cohen, disse que a campanha visa a orientar as pessoas na prevenção de lesões em acidentes envolvendo bicicletas.

DPVAT

O Seguro DPVAT registrou o pagamento de 155.032 indenizações por acidentes de trânsito, no primeiro semestre de 2019, 12% a menos do que no mesmo período de 2018, quando foram contabilizadas 176.852 indenizações. De janeiro a junho deste ano, os casos de reembolso de despesas médico-hospitalares aumentaram em 6%, enquanto os casos de morte caíram no mesmo patamar de 6%.

Leilão

Em três leilões realizados nesta semana, na capital e no interior, o Departamento Estadual de Trânsito ( Detran) comercializou 1.019 lotes de veículos e sucatas, que foram entregues livres de débitos, exceto o IPVA deste ano. A arrecadação foi de R$ 2,3 milhões.

Segurança no trânsito

As crianças estão entre as principais vítimas dos acidentes de trânsito no Brasil. Em julho, a ONG Criança Segura divulgou uma análise feita pela entidade a partir dos dados registrados pelo DATASUS nos últimos 16 anos. Segundo a entidade o trânsito é o tipo de acidente que mais tira a vida de crianças e adolescentes até 14 anos no país, resultando em 1.190 mortes. Afogamento (954) e sufocação (777) completam o triste ranking do período.

Leilão de Veículos

Com 189 lotes de veículos e sucatas comercializados, na segunda feira (12), em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, o leilão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) arrecadou R$ 320 mil. O evento foi realizado no Hotel Pena Branca, mas teve a maioria dos lances pela internet. Os veículos arrematados estavam livres de dívidas, exceto o IPVA 2019.

Inspeção

O Departamento Estadual de Trânsito ( Detran) vai recorrer da liminar que suspende os efeitos da portaria da autarquia 207/2019, que estabeleceu o fim das inspeções veiculares na Bahia. A portaria do Detran atendeu às recomendações do Ministério Público do Estado ( MPE) e do Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran).

Legislação

Muito se fala sobre o uso do celular por condutores de veículos. Ainda assim, nas grandes, médias e pequenas cidades, motoristas continuam manuseando o aparelho, no que se tornou um problema de enormes proporções.