Postos de atendimento

As mais de mil pessoas que procuram diariamente a Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Avenida ACM, em Salvador, estão sendo informadas sobre a mudança de endereço da unidade para uma área de 1,5 mil metros quadrados, no 2° piso do Shopping da Bahia, na capital.

Educação

A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) reuniu no último final de semana, estudantes, docentes e gestores escolares no Colégio Estadual Rômulo Almeida, em Salvador, para o I Encontro Estudantil sobre Trânsito.

Informes

A Operação São João, para ações integradas de segurança viária e combate à criminalidade, nos dias de festa, será lançada na próxima segunda-feira (17), às 9h, na saída de Salvador pela BR-324, próximo ao Shopping Bela Vista. A iniciativa conjunta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Polícia Militar tem o objetivo de reduzir o número de acidentes nas estradas baianas e coibir o tráfico de armas e drogas, no período junino.

Legislação

O processo de formação de condutores brasileiros terá novas regras. O uso de simulador de direção veicular no processo de formação de condutores passará a ser facultativo e cursos nas autoescolas obrigatórios para alunos da categoria B serão reduzidos de 25 para 20 horas de aulas práticas. Além disso, a exigência de aulas noturnas cairá de 5h para 1 hora/aula.

exames

Após ser desativado no bairro de Narandiba, em Salvador, o circuito de exames práticos de direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi transferido para o antigo pátio de vistorias da sede do órgão, localizado na Avenida ACM. O espaço recebe as últimas intervenções para se adequar à realização das provas e será entregue na próxima segunda-feira (17).

Legislação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) endossou a nota enviada à imprensa pela Associação Nacional dos Detrans (AND) contra o projeto do governo federal que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A associação reclama que os estados não foram ouvidos e acusa a União de não ter feito os estudos técnicos para a elaboração das mudanças. Confira o texto da nota, na íntegra:

Prevenção de acidentes

O uso de cadeirinhas pode levar a uma redução de pelo menos 60% nas mortes de crianças no trânsito, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão indica que mecanismos de restrições para crianças em veículos são “altamente eficazes na redução de ferimentos e mortes”. Desde que o uso se tornou obrigatório no Brasil, o número de mortes de crianças de 0 a 9 anos no trânsito caiu 12,5%.

Desenvolvimento Urbano

A ampliação do Sistema Metroviário, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), de Salvador até Simões Filho, e a finalização da Linha Vermelha (Avenida 29 de março). As três obras estruturantes foram detalhadas durante a mesa programática do Plano Plurianual Participativo (PPA-2020/2023) sobre “Desenvolvimento Urbano e Rede Cidades”, no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), na última quinta-feira (30).

Despachantes

Para dar mais celeridade no acesso dos despachantes ao sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) firmou uma parceria com a categoria, nesta semana.

Prevenção de acidentes

A falta de atenção dos motoristas é a causa de muitos acidentes no trânsito. E são vários os fatores que levam para esse resultado, como o uso de celular enquanto dirige e a não observância dos sinais de trânsito. Com isso, fica evidente a necessidade da conscientização das pessoas acerca desses riscos. Afinal, quando acidentes são gerados por falhas humanas é possível prevenir e evitar que eles aconteçam.